Sejam todos bem vindos a
São Francisco Xavier

Viva Mantiqueira Festival Gastronômico

São Francisco Xavier

CHEF RODRIGO OLIVEIRA, DO MOCOTÓ (SP), PARTICIPA DE FESTIVAL GASTRONÔMICO EM SÃO FRANCISCO XAVIER

Evento em São José dos Campos vai contar com feira de comidinhas e produtores, aulas-show de culinária e rodas de conversa sobre o turismo gastronômico e a valorização de ingredientes locais

Promover o turismo gastronômico e valorizar os ingredientes e produtores locais. Essa é a proposta do VIVA MANTIQUEIRA - Festival Gastronômico que acontece em São Francisco Xavier nos dias 7 e 8 de setembro. Durante o fim de semana, o distrito de São José dos Campos será palco de uma série de atividades abertas ao público e gratuitas.

Além de feira de comidinhas e de produtos locais durante todo o dia, a praça de São Chico também será palco de aulas-show de gastronomia. No sábado, o chef André Aquino, ex-Bake Off Brasil (SBT) e idealizador do Cozinha pra Machos, prepara uma receita utilizado os ingredientes de produtores de São Francisco. Já no domingo, o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó (São Paulo), é quem põe a mão na massa e prepara um prato com os insumos produzidos na Serra da Mantiqueira.

Além de colocar o produtor rural e o trabalho dele em evidência, outra proposta do VIVA Mantiqueira é promover o debate e a conscientização sobre a valorização da cultura, dos saberes e fazeres relacionados à culinária regional.

PROGRAMAÇÃO. Por isso, no sábado, Beatriz Carvalho comanda a roda de conversa "A influência do turismo gastronômico na cultura local". A convidada é geógrafa, educadora ambiental, mestre em planejamento urbano e regional, além de idealizadora do projeto “Mato no Prato”, que tem como objetivo popularizar a agrobiodiversidade brasileira.

"Nesse bate-papo vou receber uma nutricionista que é dona de uma pousada em São Francisco e dois produtores da cidade. Vamos falar sobre como as tendências e modismos gastronômicos influenciam a cultura alimentar da população do distrito", comenta Beatriz.

No domingo, é a vez do chef Vitor Pompeu falar sobre a "Gastronomia da Mantiqueira, Raiz e Autenticidade". Vitor é chef de cozinha dos restaurantes Sauá e da Pousada Bicho do Mato (Gonçalves-MG), além de sócio do restaurante Moringa Mantiqueira (Campos do Jordão-SP) e tem mais de 17 anos de experiência no meio gastronômico.

Entre os trabalhos mais recentes de fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados à cultura caipira da região estão os projetos "Saberes da Mantiqueira", que tem apoio do Senac Campos do Jordão, e o Moeté – Território Gastronômico, que apoia o trabalho de produtores artesanais.

"Vou propor reflexões sobre a formação histórica da região, olhando para os traços culturais relacionados à alimentação e à cultura caipira e para os elementos que foram essenciais à adaptação das comunidades à região da Mantiqueira. Necessidades específicas relacionadas ao clima e ao solo, por exemplo. Também vamos falar de ingredientes que são frutos dessa adaptação", explica Vitor.

MÚSICA. Para celebrar a gastronomia e os produtores locais, o VIVA MANTIQUEIRA promove no sábado, às 19h, o show de Ana Vilela e Tuia Lencioni. Os músicos foram apresentados pelo produtor Juliano Cortuah e o encontro rendeu a regravação de “Linda Juventude”, de Flávio Venturini, para o disco “Pop no Campo vol.1”, recém-lançado por Tuia. Desde então, a dupla tem rodado o Brasil com a turnê que está fazendo sucesso e inclui ainda versões de clássicos como “Espanhola”, de Sá e Guarabyra. 

“Ana Vilela é uma cantora nova, fez um sucesso estrondoso com a música ‘Trem-Bala’, e o trabalho dela tem essa questão da canção, uma referência que também tenho. Temos feito vários shows juntos e surgiu a oportunidade de estar no Viva Mantiqueira. São Francisco Xavier é um lugar lindo, que tem esse charme de montanha, tudo a ver com o tipo de música que eu faço. A minha influência do Vale é desses lugares bucólicos, de onde vem a música e a poesia”, afirma Tuia Lencioni. 

 

PROGRAMAÇÃO 

SÁBADO (07/09)

• 09h00 – Solenidade de abertura

• 10h00 – Abertura da feira de produtores e comidas

• 10h30 – Aula-show de culinária com André Aquino, do Cozinha pra Machos

• 15h00 – Mesa redonda: “A influência do turismo gastronômico na cultura local”, com Bia Carvalho, do Mato no Prato, mais convidados

• 19h00 – Show com Ana Vilela e Tuia Lencioni

 

DOMINGO (08/09)

• 10h00 – Abertura da feira de produtores e comidas

• 10h30 – Aula-show de culinária com chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó (SP)

• 14h30 – Mesa redonda: “Gastronomia da Mantiqueira, raiz e autenticidade”, com Vitor Pompeu, do Moeté Território Gastronômico, mais convidados

• 15h30 – Encerramento

 

BARES, RESTAURANTES, CAFÉS E DOCERIAS

Artesão Restaurante e Pizzaria 

Receita: Angu mole com taioba e ragu de frango caipira 

 

Beco Santo 

Receita: Risoto caipira 

 

Bruno Pães Artesanais

Receita: Sanduíche de calabresa fresca no mini pão francês

 

Delucia Bar e Restaurante 

Receita: Empadas

 

Doceria Doces Desejos

Receita: Doces variados e sorvetes

 

Dona Xica Café

Receita: Bolos, doces e café

 

Estúdio KP

Receita: Bruschetta com pão de fermentação natural, mozarela de búdula e tomate fresco ou Salmão defumado com dill e cream cheese 

 

•  João de Barro Restaurante

Receita: Casquinha de truta com toque de gengibre e gratinada com parmesão tipo Grana

 

Neo Armazém & Restô

Receita: Salsicha alemã com salada de batata e mix de mostarda

 

Pangea Restobar

Receita: Pizza no cone – salgadas e doces

 

Pesqueiro Pantanal

Receita: Iscas de filé de Tilápia frito e patê de truta defumada 

 

Portal do Equilibrium

Receita: Fondue de queijo com pinhão e sucos naturais 

 

Rancho Três Paineiras

Receita: Porchetta com torradinhas e pesto

 

Villa K2 restaurante, Bar e Eventos

Receita: Pernil de colher com purê de batata doce

 

VIVA Mantiqueira 

Dia 7, das 9h às 22h

Dia 8, das 10h às 15h30

Praça Cônego Manzi, São Francisco Xavier- São José dos Campos 

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

(12) 99107-9994 – André Leite 

(12) 98141-6692 – Renata Del Vecchio